Adote uma Calçada

 

A responsabilidade da calçada é do proprietário do Imóvel, da prefeitura quando em terreno ou imóveis Públicos.

Existe um padrão para construção e reforma das calçadas, mas ninguém leva isso muito a sério. A prefeitura pade multar os proprietearios de calçadas em má consevação, mas isso nem sempre é feito.

Sobra para o Pedestre, que pode sofrer acidentes, ou impedir a passagem de pessoas com mobilidade reduzida.

O que fazer? O proprietário não quer ter despesa e a Prefeitura não pode fazer muita coisa  e nem multa?

Mas um decreto da prefeitura permite que pessoas físicas e Jurídicas possam adotar uma calçada em troca de publicidade.

Estamos lançando um programa para estimular e  ajudar pessoas e  empresas a “adotarem” uma Calçada através dos Decretos 45.850/05 e 45.904/05 de 2005 que regulamenta essa possibilidade

Na prática as empresas podem “construir ou reformar” as calçadas do município de SP e como contra-partida expor sua marca institucional. O Instituto Mobilidade Verde ( que é uma ONG sem fins lucrativos)  ajuda  pessoas e empresas a desenvolverem um projeto executivo dentro da lei que estabelece as diretrizes para construção de calçadas e mobiliário urbano, acessibilidade, cuidando da documentação e do projeto urbanístico e até fazer estudos de fluxo de automóveis e impactos de mobilidade se houver necessidade

Desta forma ganham as pessoas que poderão caminhar em calçadas mais seguras e a empresa que pode divulgar sua imagem institucional e exercer a sua função social na cidade.

O Objetivo é devolver a cidade para os pedestres e com isso melhorar a saúde das pessoas, o trânsito da cidade e mais segurança, quanto mais gente nas ruas mais segura ela fica e mais vida ela ganhará.

A idéia é deste projeto é prestar toda assessoria desde a localização de calçadas na cidade( a lei estabelece a necessidade de trabalhar no mínimo todo o quarteirão), projeto executivo até a execução da obra.

A Idéia é junto com as novas calçadas implantar projetos de Traffic Calm , assim como a cidade de Nova Iorque fez para diminuir a velocidade dos automóveis e estimular o uso do espaço público.

Veja os projetos em Nova York que estão devolvendo os bairros para seus moradores:

Antes:

Depois:

Antes:


Depois:

Antes:

Depois:

No Brasil:

Rua Avanhandava

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