Pocket Park

Thomas Hoving 1931-2009 é considerado o criador do conceito de Pocket Park, os primeiros foram projetados na cidade de Nova York. Tratava-se de parques inseridos no meio da cidade para proporcionar aos cidadãos um oasis no meio do ritmo frenético das Megalópoles.

Os princípios básicos são:

1. Que seja localizado na rua para que as pessoas sejam atraidas a olhar e entrar.
2. Que ofereça opções de alimentação boa e a preços razoáveis.
3. Que tenha cadeiras e mesas soltas para que as pessoas possam se sentir a vontade e tenham contrôle sobre ondem desejam se sentar.
4. Uma cachoeira proporciona um foco e um motivo dramático para visitar o parque e seu barulho cria um ambiente pacífico e de privacidade.
5. Tem sombra de árvores no verão porém sua estrutura não é tão profunda ao ponto de evitar a passagem de luz.
6. Lámpadas de calor nas partes superiores para quando fizer frio.

O primeiro foi Paley Park, na rua 53rd Street, construido em 1967.


2 respostas em “Pocket Park

  1. Parabéns pela publicação! São Paulo necessita urgente de intervenções para termos áreas como essas, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente algumas áreas em NY e notei que a qualidade de vida deles é muito superior, graças a estas áreas de convívio social a qual os próprios moradores da região adotam estes locais e cuidam deles. São Paulo é uma cidade que tem todas as possibilidades de ter áreas como estas e outros citados neste blog, porem o interesse politico é o problema, espero um dia ver a cidade ser mais humana e pacifica, com estes “pequenos” detalhes. Parabéns aos envolvidos!

    • Rafael, concordo com você. Agora, há diversos grupos que estão em pleno vapor para implementar propostas como essas que visam fomentar o pertencimento ao bairro. No Cambuci, há o grupo Plano de Bairro Cambuci e Região, que fará hortas comunitárias nas Pças e Cine Escadão! Já há várias organizações envolvidas: Centro Cultural São Paulo, Senac Aclimação, EE Murtinho Nobre e principalmente: MORADORES! Entre no face e venha conhecer a iniciativa: Plano de Bairro Cambuci e região. abc, Róger 9 5762 3254 (oi).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s