O Instituto Mobilidade Verde desenvolveu os primeiros Parklets em São Paulo e estão neste momento em aprovação na prefeitura de São Paulo.
Leia materia na Revista Galileu sobre o assunto: reportagem
A idéia é ter um Parklet na rua Ministro Rocha Azevedo, Vila Madalena, Itaim, Moema e Vila Olímpia.
Manual Parklets ( Dept. arquitetura UCLA)
Inspirado no conceito Parklets, o Instituto Mobilidade Verde criou um programa “Zonas Verdes ” para recuperar espaços na rua, convertendo-os em novos, rápidos e acessíveis praças e parques públicos que podem existir por dias ou anos .
O termo “parklet” foi usado pela primeira vez em San Francisco nos EUA para
representar a conversão de um espaço de estacionamento de automóvel
num mini-parquez recreativoz. Depois de São Francisco os “parklets” foram utilizados em diversas cidades norte-americanas, estendendo desde a costa leste a costa oeste e o conceito de Parklet incluí tantos espaços anteriormente
ocupado por carros, bem como os espaços que podem também ativar uma determinada área de uma rua, bairro ou cidade.
O Objetivo é aumentar o espaço por pessoa na cidade, tornando ruas e bairros mais humanos e amigáveis, ativando a recreação, comércio local e restringindo o espaço dos automóveis na cidades.
Nós batizamos este projeto no Brasil de Zona Verde como contra-ponto as Zonas Azuis, são pagas , os parklets são gratuitos porque são espaços recreativos em locais densos com poucos parques e espaços de convivência. Estes espaços podem ter programação cultural , musical , artísticas de carácter temporário.
As Zonas Verdes ou Parklets são projetos criados através da construção de uma pequena plataforma no pavimento cujo objetivo é ampliar o espaço da calçada, inserindo uma determinada temática urbana e equipadas com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis e bicicletários. Alguns locais podeM ser utilizadoS para ativar recreação através de aparelhos de exercícios físicos que podem ser aparafusados à plataforma.
Etapas:
1) Escolha da área e Projeto
2) Aprovação da Prefeitura ( pela lei Cidade Limpa)
3) Apoio e Patrocínio
4) Construção|
5) Manutenção por tempo determinado ( espaços são temporários)
6) Monitoramento dos resultados
• Localização: Podem ocupar estacionamentos, medianas de rua, triângulos de trânsito, reposicionar faixas de tráfego e estacionamentos ou
espaço de asfalto excessivos em ângulo ou interseções irregulares.
• Ocupação circundante de uso do solo: Comercial ou residencial,
• Tamanho: A partir de estacionamentos de automóveis que se estendem ao longo do comprimento de um bloco para espaços maiores, ocupando todas as partes inteiras de um Quarteirão.
• Formato: Linear, quadrado, retangular, triangular, ou irregular,
• Duração: De algumas horas (por exemplo, Ciclovias e Ruas domingo), a um dia (Parking Day), para parte do ano (durante a primavera e verão), para ano em torno de instalações,
• Tipo de atividade: recreação passiva ou ativa.
A cidade de Los Angeles chegou a conclusão que os bairros mais podres e mais densos possuem poucos espaços para recreação, com isso a taxa de obesidade nestes locais cresceu perigosamente nos últimos anos, estima-se que 1 em cada 3 adultos na cidade de Los Angeles é obeso e os Parklets estão sendo adotados para aumentar os espaços públicos para atividades físicas ao ar livre.
Em comparação a espaços físicos , uma área significativa de Los Angeles é dedicada à movimentação de veículos ou seja , o espaço dedicado a veículos é muito superior a quantidade de espaços para lazer das pessoas .
Los Angeles não é a única cidade cujo espaço viário compreende uma quantidade significativa de superfície , pelo menos desde o século passado, o espaço público tem sido dominado pelo uso do automóvel particular. De fato, cidades dos EUA são caracterizados por faixas mais amplas de trânsito, há mais superfície para estacionamentos do que em outras cidades do mundo.
Recentemente, algumas cidades dos Estados Unidos começaram a repensar o
utilização da rua convertendo os espaços anteriormente utilizados para estacionamento de carros em espaços multi-uso para pedestres em forma de parklets. Converter grandes áreas nos bairros centrais da cidade em praças e parques são muitas vezes é inviáveis ou muito dispendiosa, essa é uma vantagem dos parklets devido ao seu baixo custo de instalação e de manutenção para as cidades. Isto é devido em parte ao seu tamanho relativamente pequeno, a natureza temporária , e parcerias com empresas adjacentes.
Parklets são construídos a partir de materiais semi-permanentes
e são instalados de uma forma que não requer uma re-configuração da via ou o emprego de concreto. Eles geralmente são hospedados ou patrocinados por empresas locais ou seja é a empresa ou organização que paga para projeta-los
construir e mantê-lo
Parklets são um fenômeno recente nas cidades americanas, mas com raízes
nas tendências anteriores de design de espaço público e espaço urbano na América do Norte. A conversão do sub-utilizados, espaços residuais, ou de estacionamento de automóveis são orientados para dar lugares para relaxar, recriar, ou envolver-se na vida pública da cidade é a mais nova tendências da reformulação do espaço público urbano.
Desde 2008 Nova York vem utilizando espaços residuais em espaços públicos, uma experiência célebre é a High line em Nova York.