Dia 12 de outubro é o dia das crianças, será que elas vivem nos bairros que elas querem?

Independente se o bairro é classe média, Alta ou baixa, criança é criança e precisa de espaços de convivência para o seu desenvolvimento. Os bairros estão cada vez mais impessoais e as comunidades estão cada vez mais dispersas e desarticulizadas, as pessoas estão preocupadas com seus próprios interesses, vivendo em bolhas em nome da segurança… e esquecem de que os bairros precisam ter  vida para que as pessoas possam ter melhor qualidade.

Conversamos com uma criança de 11 anos que mora na zona Oeste da Cidade de São Paulo, o que ela faria se fosse Sub-prefeito do bairro? Ninguém escuta as crianças, já ta na hora não é mesmo?

 

Anúncios

3 respostas em “Dia 12 de outubro é o dia das crianças, será que elas vivem nos bairros que elas querem?

  1. Pessoal,ouvindo o depoimento de Lucca e assistindo a imagem dele na calçada do prédio olhando para a rua tomada por carros estacionados e passando, pensei que realmente as crianças não têm mais direito a brincadeiras na rua e me lembrei que vi na Parque do Castelo de Luxemburgo, em Paris, algo muito interessante e que poderia ser aproveitado entre nós. Lá eles determinam um “talhão” de gramado por dia, em sistema de rodízio, para que as pessoas possam utilizar: deitar, sentar, lanchar e ficar batendo papo com os amigos. Acho que poderíamos fazer isso nos bairros: eleger, em sistema de rodízio, um trecho de rua ou quarteirão onde não seria permitida a passagem e estacionamento de veículos e onde as crianças pudessem brincar livremente. O trânsito seria desviado para caminhos alternativos e mesmo os moradores do trecho seriam sensibilizados a retirar seu carro da garagem antes de determinada hora e só retornar após determinada hora ou a evitar tirar o carro da garagem no dia em que o trecho fosse interditado.

      • Também acho o pocket parque uma alternativa viável , mas um pouco parecido com o quadrado usado para confinar bebes. Nada mais prazeiroso do que voltar a ver crianças brincando livres na rua, interagindo com os vizinhos, empinando pipas, brincando de pega-pega …. E viável: Brasília ainda fecha o eixao aos domingos para caminhadas? Olinda fecha um trecho da beira mar todo dia da 6:00 hs até ‘as 8:00 hs. “‘E só querer” , além de bloco carnavalesco em Recife eh mote para nos impulsionar a transformar as urbes nas cidades que queremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s