Adeus praças, pião, bolinha de gude e amarelinha…

Recebi um email do Marcelo que escreve o blog Jardim Progresso Hoje da cidade do Guarujá, litoral paulista, ele assistiu uma matéria que a Globo News fez com o “Cidade que Queremos”. Ele queria entender porque as pessoas não se interessam mais pelo bairro onde moram, não se engajam em melhorar a comunidade e que parecia estar sozinho na construção de comunidades mais atuantes. Mas isso não ocorre apenas nos bairros da cidade do Guarujá esse é o problema das grandes cidades, as pessoas estão cada vez mais isoladas  embaladas no sonho de consumo de morar num condomínio fechado e ter um carro importando blindado. Com o aumento do uso do automóvel para deslocamentos  mais banais do cotidiano, desde ir na padaria até  trabalhar em distâncias curtas como 2 o 3 km as pessoas vem transformando bairros em locais de passagem, pouco pessoais, sem vida, sem amizade, sem crianças nas ruas, sem divertimento, sem praças e quadras… Adeus pião, bolinha de gude, clube de bocha para os idosos e bicicleta… a moda agora são os jogos compartilhados pela Internet, enquanto isso as crianças vão ficando cada vez mais obesas.

A Vila Madalena em São Paulo é um “Oásis”, um  verdadeiro privilégio no centro da cidade, ainda possui casinhas, ruas de paralelepipedo que aos poucos  vão sumindo… assim como boa parte do pequeno varejo já desapareceu, sucumbiu aos grandes supermercados com estacionamentos gigantescos.  O mercadinho em frente a minha casa fechou as portas ano passado, no lugar, fizeram uma LAN House. Ninguém resiste ao descaso… Praças estão vazias, calçadas destruídas e as pessoas cada vez mais dentro de suas casas…

Mas Marcelo você não está sozinho, tem um monte de organizações que pensam iguais a você. Dá uma olhada no Movimento boa praça, No Vila Mundo, Catraca livre, no Viva Condomínios que trabalha para organizar atividades para quem vive em condomínios ligando-os com a sua comunidade e tantos outros…

Deixe um comentário